quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Manifesto da morte

Para falarmos sobre a morte é preciso compreendermos a vida. A vida pode ser definida em três estágios: o nascimento, o envelhecimento, e a morte. Porém se analisada de um outro modo, podemos dizer que a vida se resume apenas à morte. O primeiro minuto que vivemos de certa maneira, é o mesmo que inicia a contagem regressiva para o nosso fim. O homem é constituido de vários sentimentos, e talvez, o que mais lhe motiva é o medo. O medo de morrer faz com que as pessoas suguem todo o nectar da vida, trasnformando-se em seres quase que irracionais que não controlam seus desejos, e tão pouco seus impulsos.
Tudo o que fazem de errado, todo o sofrimento que causam, pode ser justificado pelo clichê : "pelo menos eu estou vivendo" ou "eu quero viver a vida antes que a morte chegue". Todos estão enganados, a morte já chegou! Ela nos acompanha passo-à-passo, espreitando-se em nossos desejos e ilusões. Acompanha-nos esperando a melhor hora para atacar, espera ter certeza da forma que vai assumir para nos convidar para a última dança.
Contudo é fato que o medo causado pela sua existencia nos perturbe diáriamente, todos à esperam inesperavelmente. Porém creio que não devemos temer tal certeza, encorajemo-nos e façamos com que sua fama deixe de ser tão maléfica quanto parece, dancemos com ela como quem dança com o mais perfeito par. Já estamos acostumados à sua presença, apenas não à olhamos nos olhos. Não escrevo como quem faz apologia ao suicídio, e sim apologia ao viver! Pode parecer loucura à primeira vista, mas já que a morte é certa para todos, façamos com ela o que fazemos de melhor, que é vive-la. Convido todos à mudar a velha frase: "vou viver minha vida" para "vou viver minha vida e minha morte".

Um comentário:

Daniel de Deus disse...

Da hora cara! Essa dissertação sobre a Morte tem o perfil de um manifesto. As poesias tmb achei da hora (curti Vôos).
Então, já passou da hora de fazermos uma integração de pensamento, além do http://estudandooinfinito.blogspot.com agora existe um q o Té criou, eu e ele estamos escrevendo (pouco agora por falta de tempo msm), entra lá p/ dar uma olhada;
http://promiscuidadepoetica.blogspot.com
Universo em translação, Estudando o infinito, Promiscuidade poética. Os nomes predizem a possibilidade da construção de uma cosmovisão de vanguarda...Para além da contemporaneidade e da pós-modernidade!
Abraço!flw!
de Deus